Saiba escolher sua máquina de costura

Saiba escolher sua máquina de costura

Vem comigo que eu tenho várias dicas bem legais pra te dar!

Gente, é muito mais fácil costurar usando uma máquina de costura, não é?
Com ela, você não perde tempo e faz rapidinho franzidos, prega botões, acerta a barra da calça, além de criar lindas peças!
Agora, se você tá em dúvida sobre qual máquina de costura escolher, vem comigo que eu tenho algumas dicas bem legais!

Qual máquina de costura escolher???

A primeira dica é escolher uma máquina de costura pensando no tipo de costura que vai fazer com ela no dia a dia, ok?

E se for pra uso próprio, uma máquina convencional já dá conta do recado. Agora, se você faz costuras pra fora, vale a pena investir num modelo mais completo e com vários acessórios.

E olha, mesmo com a diferença de preços, pode valer a pena investir numa máquina com mais recursos.

Até se você não quer trabalhar com a costura de um jeito profissional.
Aí, se com o tempo você quiser arriscar novos pontos, já tem uma máquina pra isso.

Essa máquina de costura é bem compacta e ocupa pouco espaço

Apoio fixo ou máquinas portáteis

Olha, tem dois tipos de máquina, viu? Com apoio fixo ou portáteis.

– As máquinas de costura de apoio fixo costumam ter mais funções, ideal pra quem já tem experiência com costura ou quer fazer pontos mais elaborados. Mas não dá pra ficar levando ela pra todo lado. Então, vai precisar de um espacinho planejado pra ela em casa, tá?

– Já as máquinas portáteis são práticas de usar, podem ser transportadas com facilidade e são ideais pra trabalhos mais simples e pra quem não costura todos os dias. Assim, podem ficar guardadas no armário esperando o momento de entrar em ação! Legal, né?

Mecânica ou eletrônica

Dá pra escolher também entre a máquina de costura mecânica, em que todos os comandos são feitos manualmente ou com a força do seus pés, ou os modelos eletrônicos.

Na máquina de costura eletrônica, vários comandos podem ser feitos automaticamente pela máquina. Algumas até colocam a linha na agulha. Prático, hein! Esses modelos custam mais caro e usam energia elétrica, mas, pra quem costura bastante, vale a pena, viu?

Motor

Se a máquina de costura for eletrônica, ela vem com motor. E a capacidade do motor também deve ser levada em conta, tá? Fique de olho nisso! A velocidade dele é medida em rotações por minuto (RPM), ou seja, pela quantidade de giros que o motor suporta em 60 segundos.

Assim, quanto maior o índice de RPM da máquina de costura, maior a velocidade. E se você costura bastante, então, deve escolher um motor com mais rotações por minuto, combinado?

Recursos extras

Algumas máquinas de costura tem acessórios e recursos extras que ajudam a criar pontos e costuras incríveis. A regulagem pra cerca de 18 pontos, caseador automático, sapatilhas variadas e bastidores pra fazer bordados são alguns exemplos. Quanto mais funções, melhor!

Quer entender como funciona uma máquina de costura?

Dá uma lida nessa matéria aqui!